segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Valor do Perdão

O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os pés no assoalho. O pai acompanha seu movimento, desconfiado. Antes que pudesse dizer alguma coisa, o menino fala irritado:
- Estou com muita raiva... o Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele.Quero matar esse cara!
O homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho, que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente de meus amigos.Não aceito isso.
Quero mais é que ele fique doente e não possa ir à escola!
O pai ouve tudo calado, enquanto caminha até um abrigo onde mantém guardado um saco cheio de carvão e o carrega até o fundo do quintal. Zeca vê o saco ser aberto e, antes mesmo que pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe:
- Filho, faça de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca, e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, enviado a ele. Quero que jogue todo o carvão na camisa, até o último pedaço.
O menino achou divertida a idéia e iniciou seu desafio. O varal, no entanto, estava longe e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora depois, o garoto tinha completado a tarefa. O pai, que espiava tudo de longe, se aproxima e pergunta;
- Como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão da brincadeira, e, carinhoso, lhe diz:
- Venha comigo até o meu quarto. Quero lhe mostrar uma coisa... Quando Zeca se olha no espelho, leva um susto! Só se via seus dentes e os olhinhos!
O pai, então, fala ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não sujou; mas, olha só para você! o mal que desejamos aos outros é assim. Por mais que tentemos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem, todos eles acabam ficando em nós.

“Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras”.
Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter; ele decidirá seu destino.”“

Nenhum comentário:

Postar um comentário